Portal de entrada da Caverna

 

 
Gruta da Casa de Pedra - Maior boca de caverna do Petar.

     A gruta da Casa de Pedra tem este nome devido ao seu enorme portal de entrada, medindo 216 metros de altura é a maior boca de caverna do mundo, este portal de rocha calcária lembra uma grande casa na montanha. A mata atlântica nesta região é primária e bem densa; o rio Maximiliano tem seu sumidouro nesta caverna, suas águas entram em forma de pequenas cascatas.

Para mais informações: petar@petar.com.br

     O rio Maximiliano cruza a caverna, entrando pela boca grande e saindo pela boca pequena do outro lado da montanha. A visão que se tem de baixo do portal é indescritível; Ao entrar na caverna o jogo de sombras e os grandes blocos sob portal são apenas o inicio de uma grande aventura. No seu interior, as águas do rio maximiliano, lutam contra os grandes blocos para saírem logo da caverna; Apenas um trecho precisa de cordas para auxiliar na natação é o Poço da Serpente. Saindo pela boca pequena o rio maximiliano corre tranqüilo novamente sob a densa mata, logo abaixo desemboca no rio Iporanga ( água bonita ), que dá nome ao município de Iporanga.

     Existe uma guarita que controla a única estrada que dá acesso a trilha da caverna. Partindo do Bairro da Serra, segue se em direção a cidade de são 13 Km de estrada de terra boa ( 30 minutos ); de Iporanga até a guarita do PETAR são mais 15 KM de terra boa ( 45 minutos ).

     Da guarita até o inicio da trilha são aproximadamente 3 km em estrada estreita e praticamente plana ( 60 minutos ), apresentando alguma subidas que podem trazer problemas em dias de chuva.

     O inicio da trilha no cruzamento com o rio Iporanga até o Portal da boca da Casa de Pedra, são aproximadamente mais 3 km em subida e 1 em descida ( 120 minutos ). Chega-se as margens do rio Maximiliano antes de sua entrada na caverna.

 *** INFORMAÇÕES IMPORTANTES ***

    Conforme informações colhidas na Internet, esta caverna encontra-se fechada para a travessia, existindo apenas a possibilidade de fazer a trilha externa para visitação ao portal de entrada, porém sem a possibilidade de entrar na caverna. Verifique com seu Monitor Ambiental Local ou Agência receptiva.

VOLTAR AO MENU

Caverna Alambari de Baixo
 Caverna de Santana
Cachoeira da Araponga
Gruta da Casa de Pedra