Gruta da Casa de Pedra - Maior boca de caverna
do Petar.
A gruta da Casa de Pedra tem este nome devido ao seu enorme portal de entrada, medindo 216 metros de altura é a maior boca de caverna do mundo, este portal de rocha calcária lembra uma grande casa na montanha.
A mata atlântica nesta região é primária e bem densa; o rio Maximiliano tem seu sumidouro nesta caverna, suas águas entram em forma de pequenas cascatas.
Para mais informações:
petar@petar.com.br
O rio Maximiliano cruza a caverna, entrando pela boca grande e saindo pela boca pequena do outro lado da montanha.
A visão que se tem de baixo do portal é indescritível; Ao entrar na caverna o jogo de sombras e os grandes blocos sob portal são apenas o inicio de uma grande aventura.
No seu interior, as águas do rio maximiliano, lutam contra os grandes blocos para saírem logo da caverna; Apenas um trecho precisa de cordas para auxiliar na natação é o Poço da Serpente.
Saindo pela boca pequena o rio maximiliano corre tranqüilo novamente sob a densa mata, logo abaixo desemboca no rio Iporanga ( água bonita ), que dá nome ao município de Iporanga.
Existe uma guarita que controla a única estrada que dá acesso a trilha da caverna.
Partindo do Bairro da Serra, segue se em direção a cidade de são 13 Km de estrada de terra boa ( 30 minutos ); de Iporanga até a guarita do PETAR são mais 15 KM de terra boa ( 45 minutos ).
Da guarita até o inicio da trilha são aproximadamente 3 km em estrada estreita e praticamente plana ( 60 minutos ), apresentando alguma subidas que podem trazer problemas em dias de chuva.
O inicio da trilha no cruzamento com o rio Iporanga até o Portal da boca da Casa de Pedra, são aproximadamente mais 3 km em subida e 1 em descida ( 120 minutos ). Chega-se as margens do rio Maximiliano
antes de sua entrada na caverna.
***
INFORMAÇÕES IMPORTANTES ***
Conforme
informações colhidas na Internet, esta caverna encontra-se
fechada para a travessia, existindo apenas a possibilidade de
fazer a trilha externa para visitação ao portal de entrada,
porém sem a possibilidade de entrar na caverna. Verifique com
seu Monitor Ambiental Local ou Agência receptiva.
VOLTAR AO MENU
|