Caverna do Couto - Atravesse o morro por dentro
da caverna.
Esta caverna fica no núcleo Santana, seguindo do Bairro da Serra em direção a cidade de Apiaí. Para chegar até ela, tem que entrar no parque passando pela guarita, lá tem que se identificar e pagar o ingresso ao parque.
Do local onde estaciona-se o carro, pega-se uma trilha que cruza o rio Bethary e inicia-se a trilha que vai para a Gruta do Morro Preto. Logo a direita tem uma placa indicando a pequena boca de entrada da caverna, também houve-se o barulho da cachoeira do Couto que é uma cachoeira formada pela água que sai da Caverna do Couto, esta cachoeira tem aproximadamente 5 metros de altura e é um lugar muito procurado em dias quentes, pois na sua base existe um poço de águas geladas ideais para tomar
um belo banho.
petar@petar.com.br
A Caverna do Couto tem 471 metros de desenvolvimento e 26 metros de desnível. A entrada da caverna é estreita e temos que agachar para não bater a cabeça no teto. Logo a frente ouve-se o rio e temos que descer uma escada de madeira. O caminhamento é feito pelo pequeno rio. A direita do rio tem uma fenda que leva ao um grande conduto que escoamento de água que é usado somente pela águas das chuvas, com tempo bom, passa-se tranqüilamente pelo lugar sem água.
Este conduto de 5 metros de largura por 3 de altura é constante quase que em toda a caverna.
No final do conduto e da caverna, abre-se uma maravilhosa saída de 10 metros de largura por 5 de altura que tem a mata primária como fundo, o visual é belíssimo, avistar o verde após muito tempo sem luz do dia é uma sensação sem igual.
Neste local foram feitas escavações arqueológicas para verificar a presença de material paleolítico que pudesse identificar a presença de animais ou mesmo dos homens que viveram ali no passado.
Esta saída esta do outro lado do morro que entramos. Para voltar o melhor é pegar uma trilha a direita que sobe o morro e volta para a Cachoeira do Couto.
VOLTAR AO MENU |